Vôlei

 

Jogo disputado por duas equipes de seis jogadores, cujo objetivo é passar a bola por cima de uma rede até que caia no campo adversário ou provoque o erro da equipe rival. O vôlei é criado em 1895, por William G. Morgan, em Massachusetts (EUA). Em 1918, a França adota o esporte. Em 1947 é instituída a Federação Internacional de Voleibol (FIVB). A modalidade é incluída nas Olimpíadas em 1964.

 

Regras

 

A quadra de vôlei mede 9 m de largura por 18 m de comprimento. A rede encontra-se a 2,43 m do chão, para os homens, e a 2,24 m, para as mulheres. A bola tem de 65 cm a 68,5 cm de circunferência e pesa cerca de 300 g.

Cada equipe é disposta na quadra em duas linhas de três jogadores: uma, no fundo, de defesa; e outra, a 3 m da rede, de ataque. Na partida, os jogadores alternam sua posição toda vez que o saque muda de equipe. O direito de sacar é chamado de vantagem. Só marca pontos quem saca. O saque efetuado detrás da linha de fundo da quadra lança a bola para o lado da equipe adversária e não pode tocar a rede. A equipe que o defende é obrigada a devolver a bola para o lado adversário após, no máximo, três toques.

O jogo é dividido em sets. Ganha um set quem faz 15 pontos, com uma vantagem mínima de dois pontos. Se persistir o empate em 16 pontos, o set é vencido no 17 ponto. Ganha a partida quem vencer os três primeiros sets. Se o jogo empatar em dois sets, disputa-se o tie-break. Nesse caso, não existe vantagem: cada jogada vale um ponto.

Em 1997, a FIVB começa a testar novas regras, visando diminuir a duração dos jogos para facilitar sua transmissão pela TV. Segundo elas, os sets são disputados no sistema atual até 25 min de tempo corrido. Se nenhum time marcar 15 pontos nesse período, passa a valer o sistema do tie-break. O limite de tempo, que continua em teste em 1998, deve ser adotado em todas as competições a partir de 1999.

 

Principais Competições

 

São o campeonato mundial (a cada quatro anos) , a Liga Mundial (disputada entre equipes masculinas) e o torneio olímpico (a cada quatro anos) .

VÔLEI NO BRASIL O vôlei é o segundo esporte em popularidade no Brasil, especialmente após ter conquistado para o país a primeira medalha de ouro olímpica em esportes coletivos. A seleção masculina, em Barcelona (1992) , venceu todos os jogos que disputou. Também foi campeã mundial em 1993. A seleção feminina sagrou-se campeã do Grand Prix (versão feminina da Liga Mundial) em 1994 e 1996, vice-campeã mundial em 1994 e ganhou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Atlanta (1996). Em 26 de julho de 1983, 95.887 pessoas bateram o recorde mundial de espectadores do esporte, no jogo em que o Brasil venceu a URSS por 3 a 1, no Maracanã.