ENGENHARIA METALÚRGICA

 

 

Engenheiro metalúrgico um profissional que se ocupa da extração de minérios, sua transformação em metais e ligas metálicas e sua utilização na produção de máquinas, estruturas metálicas ou peças. Cabe ao engenheiro metalúrgico a dura tarefa de adequar os materiais metálicos às funções a que serão submetidos - uma tarefa que exige profundo conhecimento da composição e das características dos metais. Para isso, ele trabalha com equipamentos mais e menos complexos, desde máquinas de tração até lentes de aumento, passando por fornos e microscópio.

Como engenheiro metalúrgico, você também vai pesquisar e estudar as propriedades dos metais, planejar e garantir a viabilidade econômica da produção.

 

COMO ESTÁ O MERCADO

 

O engenheiro metalúrgico é um dos poucos profissionais que não precisam se preocupar com a falta de emprego. Suas oportunidades são amplas, já que tanto pode fabricar panelas de alumínio quanto fundir blocos para caminhões. Além disso, o crescimento da atividade siderúrgica no país e a instalação de montadoras estrangeiras em várias regiões aumentam ainda mais o número de vagas.

 

O CURSO

 

Você tem pela frente muita Estatística,Física, Matemática e Química, e ainda terá de usar o computador fazer cálculos d e controle de qualidade. Passados os primeiros dois anos básicos, vai entrar na fase proficionalizante, quando estudará os diferentes fenômenos sofridos pelos metais, como a corrosão.

Nos laboratórios, vai fazer ensaios diversos e usar fornos para tratamentos térmicos . O estágio é obrigatório. Duração média: cinco anos.

 

Faculdades Principais

 

Excelente:

UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Muito Bom:

PUC - RJ - Pontifícia Universidade Católica - Rio de Janeiro

UFRGS -Universidade Federal do Rio Grande do Sul

USP - Universidade de São Paulo

 

 

 

 

Bom:

IME - Instituto Militar de Engenharia

Ufop -Universidade Federal de Ouro Preto

 

O mais concorrido é o UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) ,onde são seis candidatos por vaga.

 

 

 

 

Entrevista

 

Os dados à seguir são retirados da Internet, montamos como uma entrevista, para melhor entendimento.

 

1) Como definir um engenheiro metalúrgico?

R: Nas mãos deste engenheiro, os metais podem tornar tanto a forma de um liquidificador quanto a de um reator nuclear.

 

2) Qual é o tempo de duração do curso e o salário em média?

R) O curso tem duração média de cinco anos, com o estágio na indústria que é obrigatório. O salário inicial é na faixa de R$ 1.000,00.

 

3) O que é um engenheiro metalúrgico?

R: É responsável pela criação, execução e direção de projetos de tratamento e de produção de metais ferrosos e não - ferrosos. Também cabe a ele estudar as propriedades, as características e os vários usos de ligas metálicas. Esse profissional pesquisa e desenvolve tecnologia a fim de obter a transformação de minérios em metais, orienta e assessora produção de metais.

 

4) O engenheiro metalúrgico pode atuar em 3 ramos: Metais ferrosos, Metais Não- Ferrosos e tratamento de metais, o que cada um faz?

R: Se resolver atuar na área de produção de Metais Ferrosos, o engenheiro metalúrgico terá a incubênciade elaborar, implantar e cria projetos para a obtenção de metais e ligas metálicas em que o ferro é um dos componentes.

Esse trabalho é realizado, por exemplo, em usinas siderúrgicas. Esse profissional pode , ainda trabalhar em escritórios, onde de fará o planejamento da produção; em laboratórios, onde estudarás propriedades e características dos metais a fim de assegurar a viabilidade econômica da produção, mais econômicos e avançados de fabricação. Quando atua em linhas de produção, tem como função acompanhar as várias etapas do processo de fazer o controle de qualidade do produto final. A área de tratamento de metais consiste na elaboração, execução e direção de projetos de tratamento de metais . O engenheiro metalúrgico tem a função de estudar as propriedades e as características dos

metais e testar sua composição física e química, afim de determinar o tipo de tratamento que deve ser utilizado para se chegar ao produto final. Ele realiza estes testes de maleabilidade e a reação peso/resistência, controla as técnicas usadas na produção, defini especificações e métodos de trabalho, além de acompanhar a transformação dos metais.

 

 

5) Quais os principais estados que o profissional pode conseguir um melhor emprego?

R: O mercado de trabalho para o engenheiro metalúrgico encontra - se em São Paulo, principalmente. Esse profissional pode conseguir emprego em grandes e médias siderúrgicas, como pôr exemplo:Cosipa,Villares e Eletrometal. Existem oportunidades em Minas Gerais que é maior centro de metalurgia extrativa do país, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Na Bahia, o Pólo Petroquímico de Camaçari oferece vagas no setor de manutenção, no Norte e Centro o mercado é fraquíssimo.

No Pará, o engenheiro metalúrgico pode trabalhar no projeto Albrás, na industrializaçãode alumínio. No Espírito Santo, existem chances de colocação em empresas como a Companhia Siderúrgica de Tubarão, em Vitória.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Bibliografia:

Guia do estudante 98,99

Guia de profissões

Internet