Nome: Prof.Carlos Alberto Olivieri

Instituição: UFSCar

 

1) Para o Sr. qual a importância de Albert Einstein para a Física e para o mundo, de modo que a ONU e a UNESCO declaram, esse ano o “Ano Internacional da Física” ?

Prof.Carlos Alberto: Por volta de 1890 os Físicos achavam que a Física estava totalmente descoberta. Em 1905 Einstein publica pelo menos três trabalhos que revolucionaram o mundo da Física.

 

2) O que a Sr. pode nos contar sobre os trabalhos por ele realizados?

Prof.Carlos Alberto:

* Efeito Browniano: Explica que as partículas estavam recebendo colisões com átomos, quando em 1905 o átomo ainda era apenas suspeitado. O Efeito Browniano concluiu que a natureza atômica era real.

* Efeito Fotoelétrico: Nas leis experimentais do efeito fotoelétrico, Einstein viu uma prova evidente de que a luz tem uma estrutura intermitente e é absorvida em porções independentes. Einstein cria a quantização da radiação (fóton) e com isso consegue explicar o Efeito Fotoelétrico.

* Teoria da Relatividade: Einstein publica os comportamentos próximos com a luz, onde as Leis de Newton já não funcionavam tanto. Há 100 anos atrás a visão de Física mudou no Mundo.

* Em 1916 – Relatiividade Geral: Explica o fenômeno que Leis de Newton não conseguiam explicar, como por exemplo, a Órbita de Mercúrio que foi expicada com base na Relatividade Geral. Trouxeram a noção de que não há movimentos absolutos no Universo, apenas relativos.

 

3) Qual a importância da passagem de Albert Einstein pelo Brasil?

Prof.Carlos Alberto: Quando esteve no Brasil, apenas de passagem, a sociedade científica da época resolveu aproveitar proferindo várias palestras. Eisntein também escreveu vários artigos.

 

4) Algumas pessoas pensam que Einstein era: ”Além de Físico, um grande Filósofo e Poeta...”. O que o Sr. pensa sobre isso?

Prof.Carlos Alberto: Como Filósofo tinha relações tentando explicar a natureza da vida. Como Poeta não sei.

 

5) Muitos gênios apareceram e revolucionaram a Ciência: Newton, Galileu, Max Planck, Stephen Hawking. Porque Einstein foi considerado “O homem do século 20”? 

Prof.Carlos Alberto: Por conta, fez imensas contribuições para a humanidade como um todo, não só em termos de Física. Planck descobriu a Mecânica Quântica. Hawking não tem nenhuma teoria consagrada.

 

6) Como o Sr. explica que dizem que Einstein foi um aluno muito ruim em matemática na escola, e suas teorias foram todas demonstradas matematicamente?

Prof.Carlos Alberto: Meio que lenda, Einstein poderia não ser brilhante em Matemática naquela época.

 

7) Para o Sr. qual foi o maior erro cometido por Einstein?

Prof.Carlos Alberto: Einstein descobriu fórmulas que levaram a ser feita a bomba atômica, mas acho que isso não foi um equívoco cometido por Einstein, culpa-lo por isso seria exagero.

 

8) Gostaria de dizer algo mais?

Prof.Carlos Alberto: Foi um grande ser humano, não era simplesmente um cientista, também era contra regimes opressores. Defendia as causa humanistas, era contra a guerra. Em 1909 a Alemanha estava em Guerra e Einstein estava na Suíça, pois não era bem reecebido na Alemanha porque era contra as guerras. Dizem também que ele era um mau pai e marido.

 

Alunas: Ana Paula, Cristiane, Dayene, Gabriele, Francielli, 30A

Voltar