Logo e link para a página inicial do CDCC
CENTRO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURAL
Facebook YouTube

Dia 25 de novembro de 2017, às 20 horas

O Anjo Azul

Der Blaue Engel, Alemanha, 1930, Drama, 103 minutos
Direção: Josef von Sternberg
Elenco: Emil Jannings, Marlene Dietrich, Carl Balhaus, Hans Albers

Cartaz

O professor Immanuel Rath, apelidado de forma maldosa por seus alunos de Professor Unrat (Professor Lixo), dá aulas de inglês para jovens rapazes em um colégio interno. Rath é extremamente severo e ríspido com os estudantes, que, apesar disso, são rebeldes e bagunceiros. Em uma de suas aulas, o professor descobre que alguns alunos costumam frequentar, à noite, o cabaré Anjo Azul, onde assistem o espetáculo da provocante Lola-Lola. Immanuel vai até o local para repreender os estudantes, mas acaba sendo seduzido pela cantora, em quem encontra uma paixão, que, aos poucos, o levará à ruína.

Situado nos remotos anos entre a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais, o longa nos mostra como, naquela terra esquecida por Deus que se tornou a antes tão poderosa Alemanha, se deu lugar um dos mais antigos embates da humanidade: a da moralidade contra a luxúria, dos bons costumes contra a boemia, da vida regrada contra o charme da vida noturna. É nesse dualismo que se baseia todo o filme, e que o protagonista é levado a enfrentar internamente.

Lançado em 1930, na antiga República de Weimar, O Anjo Azul marca a transição do expressionismo para o realismo no cinema alemão, sendo um dos primeiros a dar destaque a um recurso recém-surgido: a gravação simultânea de imagem e som. O diretor von Sternberg, aproveitando-se disso, deu a história do Professor Unrat, que tirou de um livro de Heinrich Mann, um caráter mais musical. Para isso, contratou para o papel de Lola-Lola a até então anônima Marlene Dietrich. Apesar de ser o protagonista, o professor, genialmente interpretado por Emmil Jannings, deixou de ser a estrela do filme, ofuscado pelo talento e pelos olhares sedutores de Marlene Dietrich, que, a partir de então, se tornaria uma sensação no mundo todo.

Felipe Augusto Hencklain

NÃO RECOMENDADO PARA MENORES DE 14 ANOS
Tema: Relações humanas
Contém: Diálogo adulto

TRAILER