Revista Eletrônica de Ciências
São Carlos,  Informações

O que é

A Revista Eletrônica de Ciências tem como principal objetivo a divulgação para o público leigo de fatos e descobertas das Ciências da Natureza.

Seus artigos vão priorizar dois aspectos complementares da divulgação científica. Alguns serão dedicados principalmente ao relato de novidades na área científica. Outros vão explicar fenômenos naturais em linguagem acessível a não especialistas. Também haverá espaço para História da Ciência e para a exploração de diversos outros aspectos desta atividade.

As prioridades foram escolhidas por acreditarmos que não basta apenas informar a população. Isto já é feito por empresas de comunicação. É necessário também educar e ensinar conceitos de Ciências, colaborando para o exercício da cidadania, pois pessoas melhor educadas evitarão armadilhas montadas pela ignorância e superstição e poderão melhor participar de debates políticos importantes como, por exemplo, a legislação sobre bio-segurança. Em complementação às demais atividades do CDCC, o núcleo principal do público alvo a ser atingido serão os adolescentes do Ensino Fundamental e Médio.


Quem Somos

 

A revista conta com um corpo de colaboradores que inclui colunistas, redatores, especialistas em informática e um ouvidor. Este último espera receber avaliações, críticas e sugestões dos leitores.

 

Colabore

A Revista Eletrônica de Ciências está aberta à colaboração de todas as pessoas interessadas em compartilhar seus conhecimentos, pesquisas e descobertas relacionadas à Divulgação Científica. Estes artigos serão criticados e verificados quanto ao conteúdo e, sobretudo, à adequação. Os autores serão informados sobre as críticas e a aceitação ou não para publicação.

O autores podem enviar seus trabalhos para apreciação para o endereço: revista@cdcc.sc.usp.br. Os textos devem ser escritos de forma clara e utilizando uma linguagem que possa ser facilmente compreendida por alunos do ensino fundamental e médio. É desejável que sejam acompanhados por figuras, referências bibliográficas e sugestões para leituras complementares.

Regras para publicação:

1. texto com cerca de 60 a 80 linhas, enviado em arquivo compatível com WORD;
2. figuras em arquivo do tipo .jpg;
3. uma versão .doc com figuras e tabelas inseridas, para modelo da edição;
4. compromisso de responsabilidade própria de direitos autorais e sessão dos mesmos para a Revista;
5. os nomes dos autores serão publicados.