São Carlos,  .
Número 32, Abril de 2006 Glossário

Glossário de Ciências

estudo de caso, método do : é uma variante do Método da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), também conhecido como Problem Based Learning (PBL). O ABP teve origem na Escola de Medicina da Universidade de McMaster, Ontário, Canadá, há aproximadamente trinta anos e, por muito tempo, ficou restrito à formação de profissionais da área médica. Trata-se de uma metodologia desenvolvida com o intuito de possibilitar aos alunos o contato com problemas reais, antes de alcançarem os semestres finais do curso. O método logo se difundiu pelas faculdades de medicina de diversos países e depois por outros cursos de graduação e pós-graduação. Como muitas variantes do ABP, o Estudo de Caso é um método que oferece aos estudantes a oportunidade de direcionar sua própria aprendizagem, enquanto exploram a ciência envolvida em situações relativamente complexas. Enquanto o objetivo do modelo original do ABP é, principalmente, a aprendizagem do assunto científico, os casos são mais comumente usados para ensinar habilidades para tomada de decisão a profissionais.

molécula : a menor partícula de uma substância química que contém todas as suas propriedades químicas. Pode ser formada por apenas um tipo de átomo ou por vários em quantidades e proporções fixas. No caso de haver apenas um tipo de átomo, pode ocorrer a formação de moléculas individuais (como em O2 ou H2). Também pode haver a formação de uma estrutura que poderia ser descrita como uma única molécula com número muito grande de átomos e representada por apenas um. Exemplo disso são os compostos de carbono (grafite e diamante, representados por C) e os metais: Fe, Ag, Hg etc.

ondas eletromagnéticas : são produzidas por variação de um campo elétrico e um campo magnético. Exemplos de ondas eletromagnéticas são a luz visível, os raios-X, as ondas de rádio, de televisão, as microondas e outras mais.

produto natural : substância orgânica que ocorre na Natureza. Para serem usados pelo homem eles são apenas extraídos, isto é, separados e purificados, sem serem modificados por reações químicas.
Por exemplo, a sacarose (um tipo de açúcar) é um produto natural presente em altas concentrações na cana de açúcar. As usinas açucareiras extraem e purificam a sacarose. Portanto, o açúcar comercializado para uso doméstico é um produto natural.
O caldo da cana, rico em sacarose, pode passar por processo de fermentação, no qual o açúcar reage e forma etanol ou álcool etílico. Este não é um produto natural por ser obtido a partir da reação de outras substâncias.

saturnismo : intoxicação por chumbo

substância química : um tipo puro de matéria. Todos os tipos de matéria são substâncias químicas. A menor porção de um tipo de matéria é uma molécula. As moléculas de algumas substâncias ou compostos são feitas de átomos de apenas um tipo de elemento químico. Outras são compostas por átomos de vários elementos químicos. Como exemplos do primeiro caso, temos: oxigênio (O2), hidrogênio (H2), diamante (C), cloro (Cl2), hélio (He), ferro (Fe), ouro (Au), prata (Ag), etc. Exemplos do segundo caso: água (H2O), dióxido de carbono (CO2), etanol (H3CCH2OH), ácido acético (H3CCOOH), ácido clorídrico (HCl), soda cáustica (NaOH), sal de cozinha (NaCl), glicose (C6H12O6) etc.