CDCC - LocalizaÇao - ApresentaÇÃo - Equipe - RelatÓrio de Atividades - Lista de ramais

 

APRESENTAÇÃO DO CDCC

O Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da Universidade de São Paulo localiza-se no centro da cidade de São Carlos, encontrando-se instalado em um prédio histórico, construído em 1902 pela Società Dante Alighieri, e adquirido em 1985 pela Universidade de São Paulo. Integra ainda o CDCC, um Observatório Astronômico, o Centro de Divulgação da Astronomia, (CDA), cujo prédio está instalado no Campus I da USP, em São Carlos.

O objetivo principal do CDCC é o estabelecimento um vínculo entre a Universidade e a Comunidade, facilitando o acesso da população aos meios e aos resultados da produção científica e cultural da Universidade. Para tanto , promove e orienta atividades que visam despertar nos cidadãos, em especial nos jovens, o interesse pela ciência e pela cultura, além de colaborar na formação dos estudantes de Licenciatura em Ciências Exatas, do Campus da USP de São Carlos, repassando a eles a experiência que surge da execução de seus projetos.

Aos professores do ensino fundamental e médio, o CDCC oferece cursos e orientação específica nas áreas de química, física, matemática, biologia, educação ambiental e astronomia, o que possibilita a atualização de seus conhecimentos e torna disponíveis materiais instrucionais, equipamentos e a capacidade científica e tecnológica da Universidade de São Paulo. Pretende-se, assim, que os professores tenham oportunidade de realizar pesquisas para o desenvolvimento e aplicação de métodos alternativos de ensino.

O CDCC está aberto à visitação do público espontâneo e grupos escolares com agendamento prévio. Os locais de visitação incluem dois jardins temáticos: “Jardim da Percepção” (edifício sede) e “Jardim do Céu na Terra” (campus I da USP de São Carlos), o Espaço Vivo de Biologia, o Espaço de Física e o Observatório.

Além das visitas aos espaços expositivos permanentes, o CDCC mantém um programa de visitas monitoradas a campo para a Bacia Hidrográfica do Córrego do Gregório, Trilha da Natureza (na UFSCar) e ao Aterro Sanitário Municipal de São Carlos. Destacam-se ainda como outras formas de atendimento ao público o empréstimo de kits da experimentoteca, a Biblioteca, o cineclube e a sala de acesso à Internet.